Thursday, March 01, 2007

Déjà Vu

Qualquer filme com Dezel Washington eu assisto. Mesmo em se tratando de produções dirigidas por um irritante Tony Scott. E em muitos momentos é irritante assistir "Déjà Vu", longa que está nos cinemas e que repete a parceria entre ator e diretor (antes estiveram juntos em "Maré Vermelha" e "Chamas da Vingança").
É o primeiro filme passado em Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina. A produção é do Jerry Bruckheimer, responsável por um sem número de filmes que fazem fortunas nas bilheterias.
O filme tem seus bons momentos, mas merecia menos pressa e mais clareza de sua proposta. Isso sem falar no aprofundamento de relações entre os personagens, em especial a dupla central, formada pelo agente Doug Carlin (Washington) e a vítima de atentado Claire Kuchever (interpretada por uma belíssima Paula Patton).
A história é a seguinte. Após um atentado a bomba, um agente federal é chamado para investigar o local do crime e localizar os responsáveis o mais rápido possível. Ele contará com a ajuda do FBI que possui um equipamento ultrasecreto que de alguma maneira consegue ver o que ocorreu no passado e até mesmo interferir no curso dos acontecimentos.
Daí não é difícil imaginar que o tal agente, na pele de Washington, fará a tal intervenção no passado para tentar salvar a mocinha e evitar a tragédia. Tudo muito bem se o resultado da história mostrada na tela não fosse tão frágil e inverossímil.
Há bons filmes de viagens no tempo que têm solução simples e se oferecem mais inteiros e coerentes para quem assiste. Não é o caso deste "Déjà Vu". Aliás, é o termo é apropriado no mau sentido, porque o longa consegue ser bem repetitivo em relação a milhares de filmes de ação e perseguição que nos chegam todo ano.
O momento mais interessante do filme de Scott é uma inédita perseguição de carros que se passa em dois tempos (passado e presente). É bem provável que sem um ator tão completo quanto Denzel Washington esse filme morreria na praia. Washington tem o maior mérito pelo prazer de ver o longa até o final.
Ah, tá, e tem a linda e novata Paula Patton que ilumina a telona cada vez que aparece. A câmara namora com ela o tempo todo. O personagem de Washington também e, de lambuja, todos nós. Vale ver ainda o James Caviezel fazendo talvez o primeiro vilão de sua carreira (e se saindo muito bem). E Val Kilmer, em participação pequena, mas bacana.

Título original: Déjà Vu/ Direção: Tony Scott/ Roteiro: Bill Marsilii e Terry Rossio/ Elenco: Denzel Washington, Val Kilmer, Jim Caviezel

0 Comments:

Post a Comment

<< Home