Tuesday, February 06, 2007

Apocalypto

Mel Gibson é um diretor que já deu mostras de seu apreço por sangue e por cenas extremamente violentas. Em seus últimos filmes, não se incomoda de mostrar às platéias o quanto sádico ele pode ser, independente da história que conta.
Em "Apocalypto" temos um filme de ação que chega a um ponto onde poderia se chamar "Corra, Jaguar, Corra". Jaguar Paw é o herói da história. Ele vive com seu povo na floresta da região que hoje é o México até ser capturado e levado para um ritual sanguinolento. Enquanto isso, sua família fica presa num buraco, sua mulher grávida e o filho pequeno ao lado, esperam para serem resgatados.
Jaguar é levado aos sacerdotes, dentro do império Maia, um dos povos ameríndios que mais se desenvolveram no continente até a chegada dos "salvadores" europeus. O filme de Gibson não trata disso, obviamente, passa breve pela civilização Maia - apenas o suficiente para mostrar que pesquisou bem o contexto do que iria filmar.
O filme centra foco na luta e exploração do homem pelo homem, em situações onde se impõe a lei do mais forte. Há uma declaração de Gibson de que o filme falado na língua Yucatán nem precisaria de legendas. Não deixa de ser fato. As cenas são fortes, de impacto e falam por si. Algumas das mais impressionantes quase não tem mesmo fala alguma.
É um filme que te segura na cadeira e mostra um diretor que sabe contar uma história bem contada. Há alguns elementos onipresentes da breve filmografia de Gibson como as seqüências sangrentas, os valores familiares e um herói persistente que está disposto a ir até o fim de sua jornada, custe o que custar.
O final requer que o espectador saiba que a chegada do europeu foi um acontecimento extraordinário. Pelo próprio filme, não há como desprender. Pode parecer uma implicância à-toa, mas me pareceu um pouco demais o grupo se despedaçar atrás de um fugitivo sob todo tipo de perigo, com enorme perda, e desistir tão fácil.
É uma produção caríssima, bem cuidada, com um som excelente, e mostra o quanto o cinemão pode chegar longe quando quer contar uma história com impressionante realismo. E até onde pode chegar um diretor bem sucedido e obstinado como Gibson.

Título original: Apocalypto/ Direção: Mel Gibson/ Roteiro: Mel Gibson e Farhad Safinia/ Elenco: Rudy Youngblood, Dalia Hernandez, Jonathan Brewer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home