Tuesday, February 13, 2007

Vingança Final

O longa "Vingança Final" (2003) é um triller policial com pitadas do gênero noir que traz como protagonista um sisudo ex-gangster vivido por Clive Owen, para mim um dos melhores atores surgido nos últimos anos. O filme vai acompanhar a investigação desse homem que retorna à Londres para desvendar o mistério por trás do suicídio do irmão mais novo (Jonathan Rhys Myers).
O personagem de Owen tem ligações com o crime organizado de quem foi figura de destaque até que ele abandonasse tudo por uma vida reclusa e mal tratada. Por três anos, ele abandonou tudo mesmo - o que inclui o irmão mais novo e um grande amor. O irmão suicidou-se tomado pela vergonha de ter sido estuprado. O autor do estupro é um poderoso homem do crime (Malcolm McDowell).
O retorno do personagem de Owen vai movimentar a vida de todos, amigos e inimigos. O filme não é um policial típico nem faz do mistério a sua linha. Sabemos bem cedo quem praticou o crime. E o que vai sendo descoberto não é novidade para a platéia. Também não é um filme sobre o crime organizado em si, porque pouco é mostrado sobre as relações intrínsecas.
O diretor Mike Hodges faz do suspense a sua estratégia para segurar o interesse do espectador, que não sabe qual será o próximo passo de criminosos e do herói. Até certo ponto funciona, mas é decepcionante notar que o filme prolonga demais esse suspense como a promessa de algo que não consegue cumprir de maneira convincente.
O filme se move devagar como o silêncio antes da tempestade. O problema é que a tempestade nunca chega. E a quietude que poderia ser apenas uma preparação para um clímax é a matéria prima do filme. O herói é um homem com um passado cujas ações são difícieis de entender. E o filme não parece preocupado em dar essas respostas, mostrar um pouco mais das motivações desse estranho.
O silêncio do filme é mórbido como o olhar da bela Charlottte Rampling observada por um assassino de aluguel, já nos minutos finais. Ela interpreta o par romântico do personagem de Owen. Aliás, nesta cena específica não se sabe se ela está morta ou se espera pelo personagem de Owen. O filme termina sem ter terminado. Arte? O clima de policial noir nas cores, nas sombras e nas tomadas noturnas funcionam como homenagem. Mas, não, não é um filme noir. É um filme esquisito e sem gosto. Apesar de Clive Owen.

Título original: I'll Sleep When I´m Dead/ Diretor: Mike Hodges/ Roteiro: Trevor Preston/ Elenco: Clive Owen, Charlottte Rampling, Jonathan Rhys Myers, Malcolm McDowell.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home