Monday, January 15, 2007

O Novo Mundo

Não vi este filme no cinema por pura implicância com Colin Farrel, que acho um ator superestimado. Depois do trauma que foi ver "Alexandre", queria ficar um bom tempo sem ver a sua cara. Mas as coisas que fui lendo sobre "O Novo Mundo" pareciam me dizer que tínhamos aqui mais um filme de autor que propriamente uma supreprodução com muita ação e pouca história. Na verdade, neste filme do cultuado diretor Terrence Malik pouco se vê de ação como a gente está acostumado em Hollywood. São imagens que arrebatam desde os primeiros minutos. E apenas essa composição de imagens lindas de uma américa virgem costuradas à trilha impecável compõem as maiores atrações do filme. Alguém falou sobre ser um poema com imagens. É uma descrição apropriada. Malik usa bem a câmera e não tem pressa eem contar sua história. Um grupo de ingleses desembarca no novo mundo com o objetivo de iniciar ali a colonização. O pequeno grupo inicial tem muita dificuldade de se estabelecer e sofre o ataque e cerco dos habitantes dessas terras. O personagem de Farrel é designado para fazer contato com a tribo indígena e negociar a permanência dos ingleses. Mal-sucedido, o seu personagem seria assassinado se a filha do chefão indígena não intercedesse. A índia é vivida pela desconhecida Q'Orianka Kilcher, que faz uma jovem deslumbrante, de beleza selvagem (apesar dos cabelos, pele e dentes cuidados demais para uma selvagem). O chefe da tribo deixa o inglês viver porque quer que a filha aprenda sua língua e saiba mais sobre as intenções daqueles homens estranhos. Índia e estrangeiro se apaixonam e as coisas se complicam para os dois lados. O filme tem aspectos curiosos sobre esse início de colonização das novas terras e as dificuldades enfrentadas (a fome, por exemplo, vai ser um dos grandes problemas para os colonizadores). O diretor utiliza um recurso interessante quando alterna o narrador da história entre os três personagens principais - um deles aparece na segunda metade do filme, vivido pelo bom ator Christian Bale, que também se apaixona pela índia. É um filme para se assistir sem pressa e com atenção ao visual exuberante de rios, pôr-do-sol, árvores, campos enormes. A atriz Q'Orianka Kilcher convence na pele de uma selvagem apaixonada e leal. A história tem momentos conflituosos, mas o centro da preocupação do diretor parece ser mais o encontro entre os dois mundos, na perspectiva dos envolvidos. É um filme que não se esquece fácil.

Título original: The New World/ Direção: Terrence Malik/ Elenco: Colin Farrel, Q'Orianka Kilcher, Christian Bale.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu gostei desse filme, apesar de achar meio parado. A indiazinha é bem bonita...

9:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Massa, gordo. Me atrapalhei na hora de botar o comentário porque ficava pedindo senha. Descobri que tem que marcar outro ou anônimo antes. Beleza, falou que ia fazer um blog só de cinema e fez mesmo hein. Ficou bom...

9:22 AM  
Blogger Marcelo V. said...

Melhor filme de 2006.

Vá correndo ver os filmes do Ford, talvez o maior cineasta nascido nos EUA (páreo para ele, apenas Hawks?).

11:14 AM  
Blogger Admilson Santos said...

Putz, Marcelo. Satisfação ter um comentário seu aqui! Sou viciado no seu blog, "cinema cuspido e escarrado". É uma grande satisfação.

11:32 AM  

Post a Comment

<< Home