Wednesday, February 28, 2007

Boa Noite e Boa Sorte

Eu fiquei impressionado com tudo neste filme de George Clooney, "Boa Noite e Boa Sorte" (Good Night, and Good Luck). O filme de curta duração parece um documentário sobre o macarthismo. O período é o da guerra fria, quando sob o pretexto da caça aos comunistas, o senador Joseph McCarthy liderou uma série de atentados aos direitos civis nos Estados Unidos.
O destaque do filme é o âncora da CBS, Edward R. Murrow, em ótima interpretação do ator David Strathairn, que decide questionar os métodos do senador em máterias para o seu programa de TV.
O filme é o enfrentamento entre o jornalista e o poderoso político no contexto de medo e perseguição promovido na época. A fotografia do filme de Clooney em preto e branco é fundamental para o realismo apresentado. Cenas reais, incluindo as que apresentam McCarthy, entram em perfeita conexão com todo o restante do filme, o que realça seu parentesco com o documentário.
O filme é muito feliz ao retratar o clima de perseguição política e o contexto dos anos 50, embora a maioria de suas seqüências se passem dentro dos estúdios da CBS. Das canções que são exibidas em belas interpretações ao elenco bem escolhido, inluindo direção de arte, o filme é uma preciosidade.
E baratíssimo para os padrões americanos, U$ 7,5 milhões. Mais uma prova de que um ótimo filme não precisa de uma cifra magnífica por trás.

Título original: Good Night, and Good Luck/ Direção: George Clooney/ Roteiro: George Clooney, baseado em roteiro de Grant Heslov/ Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home