Friday, March 16, 2007

Códigos de Guerra

Tenho visto muito mais filmes que minha capacidade ou paciência para comentar, o que é um erro. Queria, mesmo em se tratando de bombas, falar algo sobre todos os filmes que vejo. Se vale a pena perder duas horas com um longa-metragem, para algum coisa aquela experiência tem que servir.

*

Pois então. Um desses filmes que não me empolgaram muito chama-se "Códigos de Guerra", que parte de uma situação interessante, tem um diretor conhecido por trás (John Woo, de "O Pagamento") e dois bons atores (Nicolas Cage e Christian Slater) no elenco de frente.
Mas o resultado não é bom. Há uma interessante apresentação de um pedaço da 2ª Guerra Mundial, quando os EUA, cansados de terem seus códigos de guerra decifrados pelos então inimigos japoneses, resolvem utilizar índios Navajo.
O estratagema dá certo, mais os navajos precisam ser protegidos a qualquer custo. Para a missão são escalados os sargentos Joe Enders (Cage) e Peter Henderson (Slater). Segue-se as cenas tradicionais de batalhas e soldados submetidos ao perigos de bombas e balas vindas de todas as direções. As ordens implícitas são para impedir os navajos de caírem em mãos inimigas, mesmo que tenham que ser sacrificados.
Quem é amante de filmes de guerra pode se interessar muito pela reconstituição de cenários do pacífico, demonstração de coragem e o festival de matança oferecida por John Woo. Quem tem maior interesse pelo cinema e sua narrativa, não terá muitos atrativos. O drama em si não é explorado de forma a segurar o espectador. As atuações, salvo um ou outro momento, não compensam.

Título Original: Windtalkers/ Direção: John Woo/ Roteiro: John Rice e Joe Batteer/ Elenco: Nicolas Cage, Christian Slater, Frances O'Connor, Adam Beach.

Nota: 5/10.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home