Star Wars

Devo dizer que não sou um fã típico da saga dos Skywalker, dos cavaleiros Jedi.
Mesmo sendo filmes feitos da mesma matéria-prima e com o mesmo grande homem por trás, são bem distintas as duas trilogias. Isso sem falar em diferenças entre os próprios filmes. Ainda mais que dois deles tiveram a mão de outro diretor que não (apenas) a de Lucas - especificamente os episódios V e VI.
Eu confesso que se fosse para escolher, escolheria a trilogia mais antiga, apesar dos efeitos da nova. Se vistos individualmente, gosto mais de o "Império Contra-Ataca", seguido de perto de "A Vingaça dos Sith". Em seguida, por ordem, vem "Uma nova Esperança", "O Retorno de Jedi", "Ataque dos Clones" e "Ameaça Fantasma".
Mas também fica difícil falar assim, porque aquela cena de luta (e toda a seqüência final) do Episódio I, que culmina com a morte de Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) é um dos melhores momentos de luta de toda a saga.
Os três filmes feitos primeiro deixam claras as inúmeras referências em que a saga foi beber para ser o clássico cult que é. Aparecem fácil as referências ao bang bang, aos cavaleiros samurais, à mitologia grega. Os três filmes feitos depois têm esses elementos, mas a ênfase maior é sobre as disputas políticas, lutas coreografadas e efeitos visuais que saltam aos olhos.
Ter voltado para filmar o início da saga foi um trunfo de Lucas de muitas maneiras. E há compensações de um lado e de outro. Na trilogia iniciada no fim dos anos 70, há um Han Solo vivido por um Harrison Ford impagável (melhor nos dois primeiros filmes que no último); o provável maior vilão de todos os tempos na pele de Lorde Vader; e nunca se desconsidere o impacto de uma revolução em efeitos para a época.
Na nova série há mais pressa em mostrar grandes cenários e lutas virtuais, uma após outra, o que rende pouco espaço para respirar. No conjunto, são situações desiguais e motivações desiguais por parte dos realizadores. Mas, do mesmo modo, há também toda uma platéia renovada e com expectativas diferentes.
No fim das contas, dá para se divertir muito com a série. Há momentos fabulosos, engraçados, emocionantes.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home