Friday, March 30, 2007

Scoop - O Grande Furo

Me diverti demais ontem assistindo a "Scoop - O Grande Furo", novo filme do Woody Allen. Curioso que muitos críticos adoram falar que os filmes de Allen esgotaram a fórmula e repetem as mesmas piadas. A exceção foi feita a Match Point - um drama - recebido com excepcional entusiasmo. Sobre Scoop choveu porrada.
O filme é tão divertido quanto qualquer outro do cineasta e com os toques geniais de sempre. É um filme que mistura suspense, comédia e romance que chega a ser covardia comparar com qualquer outro suspense, comédia ou romance que vem sendo feito. Dificilmente um cineasta é tão bom quanto Allen fazendo a quantidade de filmes que ele faz. Enquanto os críticos batem, Allen tira ouro do nariz.
Na história, uma estudante de jornalismo (Scarlett Johansson), durante um número de mágica, recebe a informação de um morto (Ian Mc Shane) de que um rico herdeiro londrino (Hugh Jackman) é o procurado serial killer que trucida mulheres e deixa no local do crime uma carta de tarô.
Disposta a investigar o que pode ser um grande furo de reportagem (o "scoop" do título), a aspirante a jornalista conta com a ajuda do mágico (Allen), que se faz passar por seu pai. O problema é que quanto mais investiga o milionário e bonitão suspeito, mas a estudante se envolve e se apaixona.
O Scoop de Allen é uma referência forte a Match Point, mas também a inúmeros filmes do diretor. Fala-se em "Édipo Arrasado", episódio de "Contos de Nova York", por causa dos números de mágica. É muito bom ver o diretor voltando a atuar. Allen está engraçadíssimo como um mágico atrapalhado e falastrão.
Para variar, os diálogos são o ponto forte de um filme que tem uma trama incrivelmente bem costurada. Scarlett Johansson está linda e excelente no papel. O avesso do furacão sexy de Match Point, mas ainda assim extremamente cativante como uma estudante de jornalismo.
O terceiro vértice do elenco principal, Hugh Jackman, não está mal. O ator Ian Mc Shane, que faz o jornalista morto que aparece para Johansson com o furo de reportagem, está ótimo.
Uma das coisas mais bacanas é a Barca dos Mortos, referência à mitologia grega, e tem papel central na história para apresentar o drama e abrir e fechar o filme.
A cena final, piada final, sobre a maneira de dirigir dos londrinos, é ótima. Saí do filme rindo, assim como muita gente no cinema, e sempre que lembro dá vontade de rir de novo. Filme bom eu acho que se deveria medir assim: ele termina e a sensação boa continua por muito tempo ainda.

Título original: Scoop/ Direção e roteiro: Woody Allen/ Elenco: Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Woody Allen.

Nota: 8/10.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home