Friday, February 23, 2007

V de Vingança

Tive uma pequena discussão com uma amiga ontem por causa de "V de Vingança", o último filme com a assinatura dos irmãos Andy e Larry Wachowski (eles são roteiristas e idealizadores do longa). A direção é de James McTeigue, nome ligado aos Wachowski na trilogia "Matrix". O roteiro de V tem como base os quadrinhos de Alan Moore. Ela disse ter gostado muito do filme, especialmente pela atuação do homem por trás da máscara do V (Hugo Weaving).
V de Vingança foi uma das minhas decepções em 2006. Depois do primeiro "Matrix" nenhum outro projeto nas mãos dos Wachowski chegou tão alto (Reloaded, Revolutions e este V). Só que o primeiro filme "Matrix" é tão legal e diferente que acho quase impossível os Wachowski não voltarem a fazer coisa boa no futuro. Eu aposto nisso.
Não é que esse "V de Vingança" seja absolutamente um erro. Há coisas muito legais. Natalie Portman é uma dessas coisas. Ela está muito bem caracterizada e perfeitamente na atmosfera do filme. Hugo Weaving está bem demais para um personagem que está cem por cento de máscara. Há um elenco de apoio que não está mal, incluindo o vilão vivido por John Hurt. O clima sombrio do filme ajuda muito na concepção de um ambiente de crise e na iminência de uma guerra.
O problema é que o filme não empolga, a história é pouco convincente e as motivações do personagem principal não parecem fortes o suficiente que justifiquem sua trajetória. Há qualidades neste longa e momentos visuais bem resolvidos como a batalha final que roça com a originalidade vista nos bons momentos de "Matrix".
Mas nada disso paga o ingresso, como se costuma dizer. Ganha-se mais ficando em casa ou fazendo outra coisa do tempo livre. Sendo maldoso, eu diria que até entendo porque o célebre quadrinista Alan Moore pediu para retirar seu nome dos créditos. No seu lugar, eu faria o mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home