Tuesday, March 27, 2007

Fora de Rumo

Tinha pensado que ia conseguir manter minha promessa de ver filmes apenas no fim de semana. Não vivo disso, tenho trabalho e outros compromissos para dar conta. Se não organizar minha vida, fica uma bagunça ainda maior do que já é. Descobri que assim como acontece com o café, não consigo viver sem filmes.
Eu não era assim. Me tornei um viciado completo. A gente sabe que o cara tá viciado quando não se preocupa com o tempo e a qualidade do produto. O importante é estar em contato repetido, constante, diário com a droga. Acho que é por isso que tenho o meu estoque em casa. Sabe aqueles caras que plantam maconha num vaso de plantas, no apartamento?
Eu só vivo em paz porque sei que a qualquer hora posso pegar na estante um "Celebridades", um "Magnum 44", um "De Olhos Bem Fechados" e me entregar ao vício. Isso a qualquer hora, qualquer dia.
Ontem me vi numa situação dessas. Já me preparando para dormir, a casa em silêncio, não consegui me segurar: saquei "Fora de Rumo" (Derailed) e vi pela segunda vez. O filme é um suspense com um trio de bons atores na linha de frente: Clive Owen, Vincent Cassel e Jennifer Aniston.
Um publicitário casado (Owen) conhece uma linda executiva (Aniston), também casada, no trajeto para o trabalho. Não demora e iniciam um flerte que ameaça se transformar em um tórrido romance. Na hora de consumar a coisa, em um motel, a dupla é supreendida por um bandidão (Cassel) que espanca ele e abusa dela. A coisa não pára por aí. O casal será perseguido porque o bandido quer uma alta quantia em dinheiro.
O filme poderia ser melhor se não entregasse o ouro rápido ao espectador. Do meio para o fim a gente descobre que tudo foi um golpe (não dá pra dar detalhes senão estraga pra quem não viu). Mas esse tipo de filme ganha mais quando a armação se revela nos minutos finais. Vide o bom exemplo do recente "O Ilusionista" (e até mesmo o mediano "Caos", para ficar em exemplos bem recentes).
Apesar de achar que o filme é bem menos legal do que teria condições de ser, tem coisas ali que gosto bastante. O principal de tudo é o trio de atores principais. Gosto dos três e acho que é a primeira vez que eles dividem um set.
Meu preferido é Vicente Cassel, não por acaso, o melhor desempenho dos três neste longa. Mas também gosto muito de Clive Owen que vem fazendo uma quantidade e variedade incrível de bons trabalhos.
E gosto bastante de Jennifer Aniston não porque ela seja bonita ou sexy (isso só acrescenta a ela), mas porque há um jeito dela de atuar que me interessa. Ela, sem ser uma grande atriz, se adapta sempre bem aos papéis que faz. Há sempre uma graça, uma doçura e um certo cinismo nos seus papéis que me agradam muito. E com este suspense, ela mostra que pode ir além das comédias românticas que a consagraram.

Título Original: Derailed/ Direção: Mikael Hafström/ Roteiro: Stuart Beattie, baseado em livro de James Siegel/ Elenco: Clive Owen, Vincent Cassel, Jennifer Aniston.

Nota: 6/10.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home