Thursday, August 09, 2007

Transformers

Pela primeira vez em muitos anos, quis sair de uma sessão de cinema no meio. "Transformers" não chega a ser uma decepção completa porque eu seria doido se esperasse muita coisa de Michael Bay. Nunca gostei dos seus filmes, mas fiquei um pouco otimista depois de "A Ilha", com Scarlett Johansson e Ewan McGregor, que é divertido e sinalizava que Bay podia ter adquirido cérebro e senso de ridículo.
Meu interesse por "Transformers" começou quando vi, no trailer, aquele robô imenso saindo de dentro da piscina diante daquela garotinha. Depois veio o crítico do Estadão, Luis Carlos Merten, cobrindo o longa de elogios. Fui ver.
Acho que foi uma grana das mais mal gastas em minha vida de cinéfilo. Faço um pequeno aparte para o John Torturo, que faz um oficial americano, e parece rir daquilo tudo sem levar nada a sério. Jon Voight, que no filme é o secretário de defesa, e apesar do talento, não me encheu os olhos.
A sensação Megan Fox é uma lindeza e tal, foi o que me fez resistir bravamente por mais de duas horas no cinema, mas, vamos combinar, atriz mesmo ela ainda não é, passa longe aliás. Acho que só foi contratada para isso mesmo, exibir aquele corpão e aqueles olhos lindos, e impedir que gente como eu saia antes da hora.
A trama é tão imbecil quanto vazia. Perde tempo demais com bobagem, com pormenores que não dizem nada, nada acrescentam à trama. Em um determinado momento, todos os robôs vão a casa do jovem garoto que tem uma peça, um óculos do avó, que pode levar a um cubo cobiçado por heróis e vilões robôs, é o motivo de toda a guerra. Mas o que é aquela confusão ignóbil na hora de buscar esses óculos que esconde o mapa do tal cubo?
O garoto que faz o personagem principal, Shia Labeouf, fala pelos cotovelos, querendo ser engraçado, mas não consegue empolgar. É tão bobo quanto todo o filme. Percebe-se que o filme custou uma fortuna (US$ 147 milhões) com a qual os estúdios se acostumaram a lidar. Mas já sabemos há tempo que dinheiro nenhum salva a platéia de uma roubada quando Michael Bay decide mostra seu lado Spielberg (aliás, um dos produtores do filme).
Por falar nele, eu lamentei por "Guerra dos Mundos", mas aquele longa de Spielberg, com Tom Cruise e Dakota Fanning, é maravilhoso comparado ao bate bate de Michael Bay. No próximo filme dele prometo ser bonzinho e passar bem longe.

Título original: Transformers/ Direção: Michael Bay/ Roteiro: Roberto Orci e Alex Kurtzman, baseado em estória de John Rogers, Alex Kurtzman e Roberto Orci/ Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Jon Voight, John Turturro.

Nota: 2/10.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home